NOTÍCIAS » PESQUISA REVELA QUE JOVENS TÊM MAIS MEDO DE OUTROS MOTORISTAS DO QUE DA MORTE

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que as gerações de hoje têm medos diferentes do que seus pais ou avós tinham quando jovens e que isso impacta, principalmente, no trânsito. Os consumidores das gerações Y, entre 16 e 22 anos, e Z, de 23 a 34 anos, têm mais medo de motoristas irresponsáveis do que outras coisas como a morte, ou de bichos peçonhentos como cobras e aranhas.

Encontrar motoristas que possam tomar atitudes perigosas é o que mais dá medo em 88% dos jovens ouvidos, à frente da necessidade de ter de falar em público, desafio para 75%, da morte (74%); e cobras e aranhas (69%).

A montadora Ford, com base nas pesquisas, quer intensificar o desenvolvimento de tecnologias de assistência ao motorista para auxiliá-lo na direção defensiva. Alguns itens, inclusive, já foram desenvolvidos para equipar a linha global da marca até 2020.

Um dos sistemas monitora pontos cegos com alerta de tráfego cruzado. Completam o pacote piloto automático adaptativo, alerta de colisão e sistema de permanência em faixa. Outras duas novas tecnologias serão lançadas em 2016 no Novo Focus. Uma delas é o assistente de frenagem autônomo, que evita colisões traseiras em baixa velocidade. Já o segundo é um sistema de estacionamento automático.

“Pesquisas como essa são importantes para a Ford e para outras montadoras porque falam sobre as situações que causam mais estresse nos consumidores”, diz Cristal Worthem, gerente de Marketing da Ford Motor Company.

Ainda de acordo com o estudo, 65% dos jovens declararam a vontade de adquirir um veículo com tecnologia que o ajuda a estacionar e outros 62% preferem o sistema que detecta objetos em pontos cegos.

A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos entre os dias 29 de abril e 4 de maio de 2015, com 1.000 entrevistados das gerações Y e Z.

9 DE JULHO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

14 jul 2015 - Radar NacionalVoltar