NOTÍCIAS » PRIMEIRO SEMESTRE DE MUITOS ACIDENTES

O número de acidentes nas estradas federais de Minas aumentou 6,9% entre 1º de janeiro e 20 de julho, quando comparado ao mesmo período do ano passado. As ocorrências passaram de 10.463 para 11.161. Ao mesmo tempo, foi registrada uma redução de 3,8% no número de mortes, de 548 para 533. A imprudência continua a maior vilã no asfalto e, apesar da queda no balanço de vidas perdidas, o total de feridos cresceu de 6.975 para 7.055 (1,1%). Os dados reforçam a necessidade de os motoristas ficarem atentos no volante e não desrespeitarem as leis de trânsito. Também explicam – pelo menos em parte – decisões rígidas adotadas pelo poder público para ajudar a frear as tragédias, como a Lei Seca, que reduziu a quantidade de álcool permitida no sangue dos condutores que insistem em assumir a direção depois de rodadas de cervejas e bebidas destiladas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai divulgar o balanço na malha viária no vigor da norma em agosto. Mas o inspetor Aristides Júnior, responsável pelo Departamento de Comunicação da corporação, atribui parte da queda do número à Lei Seca.

“Não diria que a lei é a principal causa, mas tem uma parcela de contribuição. Também se deve ao reforço do policiamento. Toda vez que o assunto trânsito e reforço do efetivo são destaques na imprensa, as pessoas ficam mais atentas. Nesse primeiro momento, o assunto está muito em foco”, afirma. Ele alerta, contudo, que julho é mês de férias e o número de motoristas aumenta consideravelmente. O terreno acidentado, as inúmeras curvas perigosas e o grande fluxo de veículos nesse período também exigem mais atenção dos condutores.

SEM CONTROLE

Três pessoas morreram no tombamento do caminhão Volkswagen placa GYS 5626, de Muriaé, no começo da madrugada de ontem, em São Domingos do Prata, na Região Central, a 136 quilômetros de Belo Horizonte. O motorista Gilmar Antônio Pimentel, de 33 anos, perdeu o controle do veículo, carregado de telhas, no km 155 da BR-262, sentido BH/Vitória, e tombou sobre a pista, que ficou parcialmente interditada. Além do motorista, morreram no local os passageiros Marco Antônio Daher, de 38, e Abeu Fagundes Daher, de 11. Os corpos foram encaminhados ao necrotério de João Monlevade
23 jul 2008 - Estado de MinasVoltar