NOTÍCIAS » PROGRAMA QUE DÁ CNH DE GRAÇA NO MARANHÃO SERÁ SUBSIDIADO PELA CAIXA

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) e a Caixa Econômica Federal (CEF) assinaram convênio para viabilizar o sorteio e gestão financeira do programa que vai oferecer CNH de graça para jovens de escolas públicas. As 10 mil habilitações destinadas aos estudantes serão sorteadas via loteria federal.

O uso do sistema da CEF é vista pela autarquia como uma forma de dar transparência ao processo. Como gestora financeira do programa, a Caixa fará, além do sorteio, o pagamento das clínicas credenciadas e autoescolas que aderirem ao programa. Outro benefício proporcionado pelo convênio será o acesso a linhas especiais de crédito e produtos da Caixa pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs), para que possam investir na melhoria da estrutura geral da autoescola, adquirir novos veículos e ter condições de atender a demanda do programa.

De acordo com o diretor do Detran-MA, Antônio Nunes, o programa será implementado até o fim do ano. “Serão investidos mais de R$ 3 milhões no processo todo. O órgão vai preparar o setor de informática para receber as solicitações e também faremos o levantamento de sistemas com as instituições de ensino para saber os melhores colocados no Enem”, frisou o diretor Antônio Nunes.

O programa abrangerá inicialmente 54 cidades do Estado incluídas no Sistema Nacional de Trânsito. A expansão está prevista para outros municípios e outros públicos. A gratuidade é prevista para jovens que tenham cursado o ensino médio em escola pública. Metade das vagas será ofertada para inscritos com melhores avaliações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A outra metade será distribuída por sorteio.

Segurança
A segurança no trânsito é mais um fator que justifica o programa de habilitação gratuita no Maranhão. A frota do Estado conta com 1,3 milhão de veículos, enquanto 700 mil habitantes estão habilitados. É como se cada habilitado no Maranhão possuísse dois carros.

Os acidentes de trânsito têm como principais vítimas o público jovem. “O ganho é enorme e também representa um avanço político. A juventude é carente de políticas como essa”, avalia a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.

8 DE MAIO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

11 mai 2015 - Radar NacionalVoltar