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Promessa de pista paralela
Luciana Melo
Sidney Lopes/EM/D.A Press
Tráfego pesado pode reduzir com via anunciada por mineradora

A promessa de construção de uma estrada paralela à BR-040, até o fim do ano, para transporte de minério, no trecho entre Congonhas e o trevo de Ouro Preto, na região Central do estado, pode desafogar o tráfego e reduzir a degradação da rodovia. O presidente da Câmara da Indústria Mineral da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), José Fernando Coura, informou ontem, durante audiência na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembléia Legislativa, que a verba já foi assegurada pelas mineradoras que exploram a região e que o projeto está em fase de licenciamento na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Com a construção de uma via paralela, a meta é reduzir em 80% o tráfego de caminhões de minério no trecho entre Congonhas e a entrada para Ouro Preto. Segundo José Fernando Coura, o custo para abertura da pista é de US$ 18 milhões. O investimento deve ser feito pelas mineradoras Vale, Nacional Minério S/A, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e outras que extraem minério na região. Com 9,8 quilômetros, a estrada vai receber carga diária de 9 milhões de toneladas. Atualmente, trafegam diariamente pela BR-040 12 milhões de toneladas de minério. “Estamos em fase de licenciamento, que é algo complicado, mas faz parte do processo para esse tipo de empreendimento. A BR-040 é um retrato do crescimento do setor mineral. O transporte de minério é feito preferencialmente pela rede ferroviária e, com essa obra, queremos tirar o excesso de caminhões que transitam pela rodovia. Se tivermos êxito nas licenças ambientais, até o fim do ano a estrada pode estar pronta”, afirma o representante da Fiemg.

Além da abertura da pista alternativa, José Fernando também informou que está em fase de estudo a construção de outras duas vias paralelas, que vão receber cargas de minério nos trechos entre Itabira, Ouro Preto e Congonhas. Durante a audiência, o superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Edson Aires dos Anjos, anunciou, como medida emergencial, a liberação de R$ 18 milhões para contratação de empresa que vai assumir a operação tapa-buracos, além das obras de restauração e manutenção da 040, por dois anos, no trecho de Belo Horizonte a Conselheiro Lafaiete.

Segundo o superintendente regional, o edital já foi publicado e, se não houver recursos, até o fim do mês será assinado contrato com a empresa vencedora. “Não temos previsão de implantação de balanças, duplicações da rodovia e funcionamento de lombadas eletrônicas. O que está previsto é um contrato com uma empresa que vai fazer o recapeamento da BR-040 até Lafaiete e revitalizações, como abertura de terceira pista, além do serviço de manutenção, por dois anos”, afirma Edson Aires.

Os deputados da comissão apresentaram ontem imagens feitas durante vistoria, na última segunda-feira, na BR-040, quando constataram muitos buracos, erosões, sinalização precária, ausência de balanças e excesso de carga conduzida pelos caminhões de minério. O deputado João Leite (PSDB) informou que vai entrar com representação contra o Dnit, hoje, no escritório regional da Procuradoria-Geral da República, cobrando maior responsabilidade do departamento em relação às condições da 040.
14 mai 2008 - Estado de MinasVoltar