NOTÍCIAS » PROPRIETÁRIOS DE AUTOESCOLAS DE JUIZ DE FORA FAZEM ATO POR RETOMADA DAS ATIVIDADES

Proprietários e gestores de autoescolas de Juiz de Fora participam de uma carreata, na tarde desta quarta-feira (08/07/2020), para questionar a falta de perspectiva para a retomada das atividades do setor, em meio à paralisação imposta como prevenção à pandemia do coronavírus. Inseridos na onda branca do programa Minas Consciente, que regula a retomada econômica no estado, os CFCs ainda não têm previsão de reabertura em Juiz de Fora, que encontra-se na onda verde.

Segundo a organização do ato, ao menos 21 dos 29 CFCs do município participaram da manifestação, que teve o apoio do Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores (Siprocfc-MG), que vem batalhando, incansavelmente para que o setor não seja ainda mais prejudicado.

Conforme um dos representantes da categoria, Gabriel Alves, que também é proprietário de uma autoescola do município, a paralisação dos estabelecimentos, que precisam de concessão pública para funcionamento, pode causar fechamentos em massa. “Uma vez que se fecha uma autoescola, ela não abre mais, porque o processo de concessão é muito trabalhoso. Os CFCs não resistem mais dois meses com portas fechadas. Eu posso assegurar que mais da metade pode encerrar as atividades definitivamente”, afirma Alves.

A categoria defende que a segurança sanitária, em caso de reabertura, estaria garantida por meio de adequação às medidas de prevenção ao coronavírus elaboradas pelo Detran-MG. Segundo os manifestantes, os estabelecimentos juiz-foranos já estão preparados para o retorno. “Todos os CFCs já estão preparados dentro de um planejamento que o Detran determinou para que a gente pudesse retomar as atividades”, salienta Gabriel Alves.

Como outros municípios mineiros já liberaram o funcionamento dos CFCs, segundo o organizador da manifestação, as autoescolas juiz-foranas convivem com a migração de alunos para estabelecimentos de outras cidades. Além disso, há a preocupação de que candidatos que já custearam todo o processo de formação, futuramente, peçam a devolução do investimento, sufocando ainda mais empresas, que já estão fragilizadas economicamente. “Uma vez que a gente não consiga concretizar nosso serviço, eles vão migrar para outras localidades e vão pedir restituição dos valores. A situação vai agravar quanto mais demorar para a gente voltar”, argumenta o empresário.

PJF apoia decisões em estudos
À Tribuna, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) destacou o aumento do número de casos confirmados e de mortes associadas ao coronavírus para explicar a cautela na reabertura do comércio. No entendimento da PJF, ratificado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, “os estudos epidemiológicos realizados diariamente pela Administração municipal indicam que não há possibilidade de avançar de onda no Minas Consciente e, por isso, não há previsão de abertura de outros serviços na cidade que não sejam considerados essenciais”.

Ressaltando o aumento percentual de 36% no número de juiz-foranos com suspeita de coronavírus, observado nas duas últimas semanas, a Prefeitura assegurou que “o momento é de alerta máximo”.

Tribuna de Minas (Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão da editora Rafaela Carvalho - 08/07/2020 às 15h23- Atualizada 08/07/2020 às 22h13

Comunicação Siprocfc-MG (Por Ana Flavia Jacques, jornalista responsável)

NOTÍCIAS NA IMPRENSA

G1 - Comissão das autoescolas faz manifestação e pede retorno das atividades do setor em Juiz de Fora

08 jul 2020 - Tribuna de Minas - c/ Comunicação Siprocfc-MGVoltar