NOTÍCIAS » PROVA DE LEGISLAÇÃO DO DETRAN SERÁ APLICADA PELO COMPUTADOR

Prova de legislação do Detran será aplicada pelo computador
Inovação. Mudança na capital deve acontecer em um mês, pondo fim aos exames preenchidos de forma manuscrita
Novo sistema busca agilizar testes e meta é implantá-lo em todo o Estado
Andréa Silva
O atual modelo de prova de legislação do Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) está com os dias contados. Os candidatos do Estado à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não vão mais precisar preencher à mão as 30 questões da prova teórica de legislação e, depois, repassar as respostas para o gabarito de papel. Os testes passarão a ser realizados em computadores e as respostas serão marcadas em um teclado similar aos das urnas eletrônicas. Conforme o chefe do Serviço de Habilitação do Detran, delegado Adilson Águido, o prazo para que as provas digitais comecem a ser aplicadas em Belo Horizonte é de, pelo menos, um mês. Depois, o modelo será implantado em todo o Estado, mas ainda não há previsão. Ao todo serão 52 computadores na capital, instalados em cabines individuais. "O sistema das provas digitais já foi implantado e interligado ao banco de dados do Detran. Estamos apenas aguardando os testes finais e a chegada dos teclados", disse Águido.

O delegado explicou que o sistema é simples e que os examinadores serão treinados.. Antes das provas, eles passarão todas as instruções necessárias aos candidatos. "O teclado é pequeno, com letras, setas e botões de iniciar e finalizar. Bem parecido com o da urna. Acredito que as pessoas não encontrarão dificuldade." No entanto, um dos examinadores do Detran, que pediu para não ser identificado, acredita que a mudança será um problema para muitas pessoas. "Muitos dos candidatos não conseguem preencher corretamente o gabarito, quem dirá fazer uma prova pelo computador", questionou. De acordo com Águido, a preparação do novo espaço de aplicação dos exames de legislação em Belo Horizonte está em fase final, faltando alguns pequenos ajustes. Atualmente, as provas teóricas estão sendo aplicadas no auditório do Detran, com capacidade para cem pessoas..

Após a inauguração do novo espaço, os exames voltarão a ser realizados na rua Bernardo Guimarães, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul. O chefe de habilitação do Detran acredita que o sistema digital irá agilizar o processo de marcação das provas de legislação. Desde setembro de 2008, logo após a divulgação das novas regras para a retirada da CNH, houve uma corrida aos Detrans de todo o país. Segundo Águido, os pedidos de marcação das provas teóricas e práticas mais do que dobraram, provocando atrasos nas marcações e entrega das carteiras. Problemas que ainda persistem. O autônomo Flávio Alves Paixão, 32, concluiu o curso de legislação no último dia 9. Embora já tivesse sido alertado sobre a possível demora para a marcação da prova teórica, ainda se surpreendeu com o prazo. O exame dele foi marcado somente para o dia 20 de maio. "Quando o pessoal da auto-escola me informou a data levei um susto. O jeito é continuar frequentando as aulas para não perder o meu foco", disse Flávio.
Você acha que, em geral, as pessoas serão prejudicadas com o novo formato do exame de legislação? Para as pessoas comuns: facilitou, ou complicou? Clique aqui e dê sua opinião!

Números

109.384
candidatos fizeram a prova de legislação em Minas em 2007

184.850 pessoas fizeram a prova de legislação no Estado em 2008

47.279 candidatos fizeram o teste teórico no primeiro trimestre de 2009

234.814 pessoas se inscreveram para a 1ª habilitação em 2008


Processo
Regras para conseguir a habilitação
As novas regras para o processo de retirada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passaram a valer em todo o país em 1° de janeiro de 2009. Porém, os candidatos a motorista que iniciaram o processo até o dia 31 de dezembro de 2008 não estão incluídos nas mudanças. Entre as alterações da resolução n° 285, do Conselho Nacional de Trânsito (CNH), está o aumento da carga horária mínima dos cursos de legislação (30 para 45 aulas) e de direção (15 para 20). Os candidatos têm um ano para retirar a CNH. (AS)


Atraso. Funcionária de uma auto-escola em Venda Nova, Marília reclama da demora na marcação dos exames

FOTO: Charles Silva Duarte
Atraso. Funcionária de uma auto-escola em Venda Nova, Marília reclama da demora na marcação dos exames
Alteração
Auto-escolas já esperavam
A inovação digital para aplicação das provas de legislação já era esperada pelos donos e funcionários dos centro de condutores de motoristas - as chamadas auto-escolas - de Belo Horizonte. Para o instrutor Alberto Duque de Oliveira, 32, a novidade pode ser boa para alguns, mas ruim para a maior parte dos alunos. Ele acredita que muitas pessoas ainda não sabem usar o computador. "Minha patroa já estava prevendo essa mudança. Mas, para se adaptar, ela teria que comprar um número grande de computadores." Segundo o instrutor, a maioria dos donos de auto-escolas não terá recursos para fazer o investimento.

Marília Neves de Oliveira, 23, trabalha em um centro de formação de condutores em Venda Nova e afirmou ter alunos há mais de um mês aguardando para fazer o exame teórico de legislação. "Muitos deles completaram a carga horária exigidas para as aulas de legislação, mas estão tendo sendo obrigados a esperar." Para Marília, a espera é prejudicial para quem já concluiu o curso, pois o aluno pode acabar esquecendo tudo o que apreendeu. Para atender a demanda crescente de pedidos, o Detran informou ter aumentando o número de vagas para a realização das provas de legislação, passando de 48 candidatos por prova para 82.

Reprovação. Das cerca de 45 mil pessoas que fizeram provas de legislação no primeiro trimestre de 2009, mais de 18 mil foram reprovadas - cerca de 39% dos candidatos. (AS)

27 abr 2009 - O TEMPOVoltar