NOTÍCIAS » QUEDA NA VENDA DE CARROS AFETA A PROCURA PELOS CURSOS DE HABILITAÇÃO

Quem não tem habilitação está deixando para depois a hora de tirar a CNH. Com a crise das vendas de automóveis, ir à autoescola pode sair bem caro.

Com a crise econômica, a venda de veículos carros caiu e a falta de expectativa para ter um carro provocou queda, também, na procura pelos cursos de habilitação. Em Belo Horizonte, as autoescolas estão fazendo de tudo para atrair o futuro motorista. Muitas vezes sem sucesso.

Uma concessionária em Belo Horizonte passa o dia quase vazia e nem as promoções atraem o cliente. "O fluxo de hoje reduziu muito, mas fazemos de tudo para ele não sair sem o carro", conta Antônio João Teixeira, dono da concessionária.

Menos venda de carro, menos clientes na autoescola. Em uma delas, quem paga 25 aulas ganha duas de graça. Mesmo assim, o interesse pela primeira habilitação teve, em média, uma redução de 30%.
"Aquelas que têm a necessidade do trabalho, elas realmente estão procurando a habilitação. Aqueles que podem aguardar estão juntando o dinheiro para poder pagar o processo de habilitação", diz Rodrigo Fabiano da Silva, presidente do Sindicato do Centro de Formação de Condutores de Minas Gerais.

Clara foi fazer o orçamento. "Custa R$ 1584 o pacote de legislação e direção e o exame médico/psicotécnico R$ 229 a parte. Muito grande o valor, né?", afirma a estudante Clara Carneiro.

Marcos pechinchou um desconto à vista, começou as aulas de legislação e só não sabe quando vai ter um carro. "Pelo preço que está vai ser um pouquinho meio difícil", diz Marcos Luiz, conferente de mercadoria.
Sem a perspectiva da compra de um carro, porque uma pessoa vai tirar a carteira de motorista? É como se fosse uma despesa que pode ser adiada. Segundo os dados do Detran, em Belo Horizonte caiu muito o número de candidatos inscritos para o exame final de direção nas ruas, o que não acontecia há pelo menos dez anos.

A queda no número de exames neste ano na capital mineira chegou a quase 19%. "Tínhamos quatro locais de exame, nós suprimimos um e hoje estamos com três locais de exame em funcionamento", conta Carolina Bechelany, chefe da divisão de habilitação do Detran/MG.

No estado de São Paulo, houve queda na emissão da primeira carteira. Menos 17%. Larissa sonha em ter um carro e sabe quem está pagando o curso de legislação de trânsito para ela? "Eu, minha mãe e meu namorado. Todo mundo juntou e está fazendo uma vaquinha para dar conta porque os valores estão bem altos. Não tenho carro. A minha irmã e meu pai têm, meu namorado também. Então, assim, por enquanto vou dirigir o deles", diz a estudante Larissa Valadares.

Edição do dia 08/08/2015
08/08/2015 13h40 - Atualizado em 08/08/2015 14h01
Isabela Scalabrini
Belo Horizonte, MG

10 ago 2015 - Site TV Globo (Jornal Hoje em Dia)Voltar