NOTÍCIAS » REMET DE OUTUBRO TEVE A ATUAÇÃO DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO COMO TEMA

A Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) de outubro ocorreu na noite desta terça-feira (26/10/21) e está salva no canal do Siprocfc-MG no Youtube. Organizada pelo Siprocfc-MG e pela representante do Maio Amarelo em Minas Gerais, Jucimara Fernandes, a Remet pretende reunir mensalmente proprietários de CFCs para discutir a educação no trânsito e assuntos relacionados.

A reunião de outubro teve a participação da instrutora e multiplicadora de trânsito Maria Inês Tondello Rodrigues, que é observadora certificada do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e representante do movimento Maio Amarelo de 2021 no Rio Grande do Sul (RS). Além disso, ela é especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito, pedagoga com especialização em Educação de Jovens e Adultos e mestre em Educação. “Como a educação no trânsito está inserida dentro do CFC?”, abriu sua apresentação, discorrendo sobre o papel do instrutor de trânsito e os objetivos complexos que levam os profissionais a se interessarem pela ocupação, que é uma atividade pedagógica. “Temos um curso de formação que não prepara para a prática docente que o instrutor vai ter”, afirmou.

Segundo a convidada de outubro, existem três tipos de educação: de trânsito (conhecimento técnico. É o que o candidato vai buscar no CFC), para o trânsito (ter o conhecimento básico para usar o espaço coletivo) e no trânsito (é a quem trazemos de casa. Nossa essência. O que levamos conosco para onde formos). “Se não trabalharmos as três, o ensino não está completo. Se o CFC não tiver um planejamento de ensino, uma proposta curricular, vai fragmentar a formação do condutor, pois vai fortalecer os mitos, em vez de derrubá-los”, disse.

Como novidade, a Remet de outubro teve espaço aberto para a participação dos presentes.

Vale muito a pena assistir à reunião na íntegra! E continuem preenchendo o formulário para que possamos enviar eventuais materiais das reuniões. Envie as suas sugestões e questionamentos sobre educação. Aguardamos sempre a sua participação!

Você pode assistir à integra da Remet de outubro abaixo ou pode clicar aqui para ir para o Youtube!

Remet de novembro
A quinta Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) está prevista para o dia 23/11/21 (terça-feira), também às 19h, com a participação do diretor de Relações Institucionais do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Francisco Garonce. Em breve, confirmação da data e mais informações.


27 out 2021 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar