NOTÍCIAS » REMET: PRIMEIRA REUNIÃO TEVE DISCUSSÃO SOBRE CFCS COMO INSTITUIÇÃO DE ENSINO 

Cerca de 30 pessoas participaram da primeira Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet), na noite desta terça-feira (27/07/21), que teve até sorteio de livro. Organizado pelo Siprocfc-MG e pela representante do Maio Amarelo em Minas Gerais, Jucimara Fernandes, o evento virtual discutirá, a cada mês, a educação no trânsito sob diversos aspectos. Neste primeiro encontro, mediado pela própria Jucimara Fernandes e pelo presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, o tema foi “Autoescolas como Instituições de Ensino” e teve como convidados especiais: a especialista em Psicologia do Trânsito, Elaini Russi, que tem livro publicado sobre o tema; e o empresário de CFC e diretor do Siprocfc-MG, Arlei Oliveira, ambos Observadores certificados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV)

Planejar as aulas, organizar, criar processos dentro dos CFCs, e vários pontos deste amplo universo da educação, deram o tom da reunião, aproveitando os ensinamentos publicados no livro da catarinense Elaini Russi (A transformação das Autoescolas em Instituições de Ensino: proposta de mudança organizacional para os Centros de Formação de Condutores a partir dos princípios da Análise do Comportamento), lançado há cerca de dois anos. “A proposta é uma mudança organizacional nos CFCs, a partir dos princípios da análise do comportamento, que é uma abordagem da Psicologia. A proposta implica em intervir diretamente nos comportamentos dos profissionais do CFC, com resultados imediatos”, disse a autora na época do lançamento.

Foi um momento de troca de experiências e informações valiosas entre os participantes, em que todos puderam discutir e opinar. “Elaini deu uma aula muito boa, mostrando como podemos transformar as autoescolas em instituições de ensino, além de vários temas dentro deste assunto, entre eles a padronização do processo pedagógico”, contou Jucimara Fernandes, que teve opinião semelhante à do presidente Alessandro Dias. “A reunião foi extremamente produtiva e muito válida. Uma abordagem interessante sobre a formação e a qualificação do profissional do CFC, que pode gerar resultados pedagógicos”, acrescentou Alessandro.

Pra completar o evento, o diretor Arlei Oliveira apresentou informações sobre a aplicabilidade dos recursos e o que está previsto na legislação de trânsito, principalmente pelo Funset (Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito). Um paralelo entre o que deveria ser feito e o que, infelizmente, não está sendo feito.

Segunda Remet
A segunda Reunião Mensal sobre Educação no Trânsito (Remet) está prevista para o dia 24/08/21, com o tema “Diretor de Ensino na prática”, com a participação da especialista em trânsito e palestrante, Roberta Torres. Em breve, mais informações

28 jul 2021 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar