NOTÍCIAS » REPROVAÇÃO EM EXAMES DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO ATINGE 70% EM UBERABA

O índice de 70% de reprovação para a categoria B (carro) foi o maior deste ano, que já mantinha uma média de aprovação baixa, em torno de 30% e para a categoria A (moto) chega a 55%. A situação é considerada crítica, já que o percentual de habilitados vem caindo a cada ano no município.
Na avaliação dos proprietários de autoescolas, o problema da reprovação está relacionado à banca examinadora, a falta de preparação dos candidatos para o exame de direção para aquisição da CNH e algumas exigências fora do padrão.
Reprovação - Segundo informações do Detran, de 73 candidatos a exames de direção de um Centro de Formação de Condutores (CFC) do município, apenas 18 foram aprovados. Em outra autoescola, de 91 candidatos à CNH, 18 foram aprovados e, em outra autoescola dos 16 candidatos, 4 foram aprovados.
Conforme a candidata D. N., 23 anos, que foi reprovada duas vezes no exame de CNH, categoria B, o manual dos veículos 1.0 orienta subir o morro utilizando a primeira ou segunda marcha. "Estava subindo o morro e o examinador exigiu que eu utilizasse a terceira marcha, aí, o carro apagou. Na minha opinião, isso é incorreto", ponderou.
A candidata lembra que o excesso de rigor leva os alunos a migrarem para outras regiões, como Igarapava (SP) e Catalão (GO). Os alunos querem que os examinadores sejam mais humanos. "Os candidatos não conseguem passar de primeira e o despreparo no exame de direção é o principal motivo. Na minha opinião cada examinador deveria passar por uma avaliação individual, para verificar se existem discrepâncias.
13/07/2014
Sandro Neves
15 jul 2014 - Site Jornal de UberabaVoltar