NOTÍCIAS » RJ: AUTOESCOLAS TERÃO QUE INSTALAR CÂMARAS.

RJ: autoescolas terão que instalar câmeras

A novidade vai permitir que os reprovados possam reivindicar, em até cinco anos, a reavaliação do examecom base nas imagens gravadas

Do Metro RJ [email protected]

As autoescolas do Rio de Janeiro ganharam mais dois meses para se adaptarem à portaria do Detran-RJ,que determina a instalação de três câmeras, com microfones embutidos, nos veículos.
A medida, que entraria em vigor no primeiro dia do mês que vem, foi adiada. Agora, só a partir de 1º deoutubro é que as provas práticas de direção serão vigiadas.
A decisão, que já vem com cerca de um ano de atraso - já que o órgão havia anunciado que essa vigilânciaocorreria ainda no primeiro semestre do ano passado -, visa evitar fraudes e abusos nos exames comotentativas de suborno, ameaças e má conduta dos avaliadores.
A novidade vai permitir que os reprovados possam reivindicar, em até cinco anos, a reavaliação do examecom base nas imagens gravadas. As regras para entrar com recursos ainda serão definidas pelo Detran.
Todas as imagens serão transmitidas em tempo real para uma central da Diretoria de Habilitação do Detran.Os funcionários que estiverem na central também poderão interferir no andamento da prova.
“Nós poderemos rever, a qualquer tempo durante cinco anos, se o exame foi de alguma forma injusto ereverter o resultado do exame ou não”, explicou a diretora de Habilitação do Detran, Janete Bloise, à Band.
Um dos objetivos do órgão é elevar o índice de aprovação dos candidatos, que é muito baixo. Segundo oDetran, de cada dez pessoas que tentam obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Estado, só cincosão aprovadas.
Já o presidente do Sindaerj (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino para Condutores de VeículosMotorizados do Rio), João Ribeiro, afirma que a taxa de reprovação é maior, de 59%. “Essa taxa é altaporque o aluno é maltratado, não tem meios de se defender. Cerca de 90% deles reclamam do mauatendimento, daqueles avaliadores que puxam o freio de mão para carro morrer, entre outras coisas. Hámuitos examinadores que se sentem no poder de decidir se o candidato vai passar ou não,independentemente do desempenho”, criticou Ribeiro.
Uma das câmeras vai gravar o condutor e o examinador de frente, a segunda vai proporcionar uma visão apartir do lado direito do carro e a terceira vai mostrar os dois ocupantes do veículo de costas. Câmerasexternas também serão instaladas pelo Detran para registrar o exame de balizas.
Alto custo
Apesar de a maioria dos donos de autoescola concordar que a medida que avalia tanto candidato, quantofiscal é positiva, muitos reclamam do alto custo dos equipamentos e reclamam que a instalação deveria sercusteada pelo próprio departamento de trânsito.
Um grupo de proprietários de autoescolas está preparando uma ação para entrar na Justiça, pedindo oembargo da determinação de Detran.
“Estamos nos reunindo para poder impedir isso. Na última reunião, havia 40 proprietários de autoescolas.
Essa medida é mais para avaliar os examinadores. O Detran que deveria custear isso. Vou ter que gastarR$ 3 mil com cada carro para instalar as câmeras. É muito caro”, reclamou Renato Júnior, dono da SãoClemente Autoescola.
O diretor de uma empresa que faz a instalação dessas câmeras diz que o que encarece é o próprio materialexigido pelo Detran. As câmeras e os equipamentos de alta definição vêm dos Estados Unidos. “Só temuma empresa fornecendo no Brasil e eles botam o preço que convém a eles, que é muito caro. Além disso,as câmeras estão em falta”, explicou o empresário Hugo Menezes.
O Detran alega que as câmeras vão pertencer às autoescolas e que as empresas foram avisadas comantecedência sobre a nova medida.

19 jul 2012 - [email protected]Voltar