NOTÍCIAS » SÃO JOÃO DEL REI ENFRENTA PROBLEMA DE FALTA DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO

Segundo Denatran, são quase 42 mil carros registrados na cidade. População é de cerca de 80 mil; turistas também reclamam do problema.
Um problema que tem preocupado moradores e turistas da cidade histórica de São João del Rei, no Campo das Vertentes, é a questão da falta de vagas de estacionamento. Com o problema, os veículos se “apertam” pelas ruas estreitas e até os cartões postais têm as belezas ofuscadas. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), são quase 42 mil carros registrados com placas da cidade, sendo que a população é de cerca de 80 mil.
Segundo o diretor do departamento, Greik Seixas, o problema já foi reconhecido. Ele acredita que a falta de bom senso da população é um dos fatores que contribui para o problema. “Muitos condutores, para andar distâncias curtas, fazem questão de usar o carro, o que aumenta a lotação de veículos nas ruas e falta de estacionamento”, disse.
Sobre os cartões postais da cidade sendo “invadidos” por veículos, Greik Seixas afirmou ainda que como a cidade não tem guarda municipal, fica difícil resolver completamente o problema. Para evitar um pouco dos transtornos, o diretor disse que existe a possibilidade da construção de canteiros para impedir o estacionamento pelo menos em frente às igrejas. Ele também citou a municipalização do trânsito. "Estamos estudando a municipalização do trânsito. A partir do momento que isso ocorrer, acreditamos que os problemas diminuam, pois você acaba criando um mecanismo rotativo e retirando os veículos do centro", ressaltou.
Reclamações
A universitária Paula Magalhães reclamou que em períodos de feriado fica praticamente impossível circular com tranquilidade na cidade. Ela contou que são turistas e carros disputando o mesmo espaço.
O taxista Cláudio Márcio Pereira também não está satisfeito. “O trânsito não flui, principalmente no fim do dia. As autoridades têm que tomar uma providência”, disse.
Já os turistas lamentaram tantos carros em frente aos pontos históricos e cartões postais. Segundo a funcionária pública Milena Valdrighi isso ofusca o brilho dos locais. Ela sugeriu fechar a parte central e assim proibir o estacionamento no local.
23/06/2014 19h32 - Atualizado em 23/06/2014 19h32
G1 Zona da Mata
(Foto: Reprodução/TV Integração)

24 jun 2014 - Site G1 (Zona da Mata)Voltar