NOTÍCIAS » SÃO PAULO: CANDIDATO À CNH PODE FAZER SIMULADO DE PROVA TEÓRICA PELO FACEBOOK

Candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora podem se preparar para a prova teórica pelo Facebook. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disponibilizou o teste virtual pela rede social na tentativa de tornar esta etapa do processo de habilitação mais atrativa.

Ao navegar pelo Facebook, o usuário encontra o simulado digitando no campo de busca “Simulado de Provas – Detran-SP”. A avaliação funciona também como um game: é possível desafiar os amigos nos testes. O conteúdo reúne questões reais e simula também um ambiente de avaliação, já que o candidato tem 40 minutos para responder as 30 perguntas. O candidato precisa acertar 21 perguntas – 70% do teste – para ser aprovado.

O simulado, além de permitir desafiar os amigos, também mostra quais amigos já fizeram o teste e a melhor pontuação do ranking. O resultado do teste também pode ser publicado na linha do tempo pelo usuário, que pode ainda ver os resultados das questões, refazer a prova e dividir o resultado por tema.

Dois modelos de provas teóricas podem ser selecionados, o de primeira habilitação e o de renovação. A última é voltada apenas para motoristas habilitados antes de novembro de 1999 e que não renovaram o documento após novembro de 2005. Os testes contemplam temas com direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito, mecânica, meio ambiente e relacionamento interpessoal.

“Mais do que auxiliar o candidato a se preparar para a prova, queremos garantir o conhecimento necessário para formar um motorista mais responsável, que impacte positivamente em um trânsito mais seguro. Afinal, o trânsito é feito por todos”, explica a diretora-vice-presidente do Detran-SP, Neiva Aparecida Doretto.

O Detran-SP também disponibiliza o aplicativo gratuito do simulado de prova teórica para tablets e smartphones. A ferramenta, disponível para as plataformas Android e iOS, pode ser utilizada offline, sem necessidade de conexão à internet. Desse modo, quem estuda pelo aplicativo economiza o pacote de dados de seu celular ou tablet.

by Redação    ,     18 de abril de 2016

19 mai 2016 - Radar NacionalVoltar