NOTÍCIAS » SEM MEDALHAS: CAMPANHA USA MODALIDADES ESPORTIVAS PARA ALERTAR SOBRE DIREÇÃO CEGA

Os perigos da “direção cega” aumentaram nos últimos anos com a disseminação dos smartphones. Motoristas que se distraem enquanto enviam mensagens de texto ou digitam um número de telefone celular correm o risco de perder a vida em uma fração de segundos.

É o que mostra a nova campanha da Ford que promove a terceira geração de seu kit conectividade, o SYNC com AppLink, que permite controlar aplicativos de celulares e fazer ligações por comandos de voz. Em ano de Olimpíadas, a montadora encontrou uma forma inusitada de mostrar ao motorista o tempo perdido enquanto se distrai ao celular usando diferentes modalidades esportivas.

A peça mostra, por exemplo, que o tempo gasto em uma selfie a 100 km/h equivale ao necessário para completar, dirigindo, o percurso de uma pista de atletismo – 14 segundos.

Arrumar o cabelo e voltar a atenção para o retrovisor custa o tempo de atravessar uma pista de basquete – 120 metros em quatro segundos.

Para digitar o número de um telefone celular, são necessários sete segundos. É o tempo que o carro deslocaria 200 metros, ou quatro piscinas olímpicas.

O motorista gasta pelo menos 10 segundos para enviar uma breve mensagem de texto. É o tempo necessário para o carro percorrer 280 metros ou 12 quadras de tênis.

Para checar as mídias sociais o risco é ainda maior. A distração é de, no mínimo, 20 segundos. É o tempo de o carro se deslocar por 560 metros, ou cinco campos de futebol.

Pesquisa recente com 7 mil usuários de smartphones entre 18 e 24 anos revelou que metade admitiu ter tirado fotos no volante. Um em cada quatro admitiu ter tirado selfies enquanto dirigia. Esse comportamento de alto risco, consome em média 14 segundos, tempo necessário para percorrer 400 metros ou uma volta completa em uma pista de atletismo. Infelizmente, o resultado neste caso não é uma medalha e uma plateia feliz, mas sim o risco de um final bem diferente.

by Redação , 5 de fevereiro de 2016

17 fev 2016 - Radar NacionalVoltar