NOTÍCIAS » SEM REAJUSTE, IPVA DEVE SER QUITADO A PARTIR DO DIA 21 DESTE MÊS

Donos de veículos que pagarem em cota única têm desconto de 3% no valor do tributo

Os proprietários de veículos registrados em Minas começam a pagar neste mês o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Na próxima segunda-feira (21/03/22), o tributo pode ser pago em parcela única, com desconto de 3%, ou o valor referente à primeira parcela. As subsequentes devem ser pagas em abril e maio.

O pagamento pode ser realizado nos terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos autorizados ou ser emitido o Documento de Arrecadação pelo site da SEF-MG. Uma ótima opção para os CFCs, que possuem a máquina da PinPag, é oferecer o parcelamento aos motoristas, que pode ser feito em até 18 vezes no cartão de crédito. É mais um diferencial que o CFC pode oferecer para aumentar seus ganhos.

As máquinas da Pin Pag continuam sem nenhuma burocracia. Não há cobrança de aluguel, não precisa ser enviado nenhum comprovante. Em até duas horas, o valor debitado no cartão estará na conta do CFC.

Para aderir ao parcelamento de débitos de veículos, os CFCs que não possuem a máquina da Pin Pag precisam enviar um email para [email protected] e solicitar o formulário de cadastro.

"As condições da PinPag são excelentes, em especial considerando o Lado a Lado para o CFC pagar dos seus veículos, caso precise. E lembro que pagar agora é a melhor opção, pois mesmo que vá parcelar pelo cartão, será concedido o desconto de 3%, além de ser uma receita a mais para o CFC, caso tenha a máquina para receber dos clientes externos", ressaltou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Sem reajuste

O governador Romeu Zema decidiu não reajustar o IPVA neste ano, mantendo os mesmos valores da tabela de 2021. Caso fosse adotado o indicador padrão, que é a tabela Fipe, o aumento do tributo seria de 22,8%.

Em dezembro do ano passado, o governador também prorrogou o início do pagamento do tributo de janeiro para março deste ano, como forma de aliviar o bolso do contribuinte em um período em que há a incidência também de pagamentos como do IPTU e de matrícula e material escolar.

Neste ano, também permanece em vigor o desconto extra de 3% do programa "Bom Pagador", para quem quitou em dia os débitos tributários relacionados ao veículo nos anos de 2021 e 2020.

Para saber se o veículo possui o desconto do “Bom Pagador”, clique aqui.

Consulta

A consulta dos valores pode ser feita com a utilização do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) no site da Secretaria de Estado da Fazenda ou pelo telefone 155 (LigMinas). Também é possível baixar o aplicativo IPVA-MG, de forma gratuita, ou acessar o MG App.

15 mar 2022 - Comunicação - Siprocfc-MG - c/ Agência MinasVoltar