NOTÍCIAS » SEMINÁRIO REGIONAL DO SUL DE MINAS REUNIU EMPRESÁRIOS E AUTORIDADES DA REGIÃO

Evento de Pouso Alegre abriu a temporada de Seminários Regionais organizados pelo Siprocfc-MG

Cerca de 70 pessoas participaram do Seminário Regional do Sul de Minas, realizado pelo Siprocfc-MG, no dia 10/07/15, no auditório do Sest Senat, em Pouso Alegre. Com o patrocínio da Fiat Automóveis, Grupo Criar e Auto Clique, e apoio da Fecomércio-MG e Sest Senat, o evento teve como participantes proprietários e profissionais de CFCs, autoridades do Detran-MG e da Polícia Civil de Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço, representantes da Fecomércio-MG, além de parceiros do Siprocfc-MG.

Na abertura, o presidente do Siprocfc-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, compôs a mesa solene com as seguintes autoridades: o coordenador da banca de Pouso Alegre, Dr. Tomás Edson de Resende; o delegado chefe do 17º departamento da Polícia Civil, Dr. João Eusébio Cruz; o delegado regional de Pouso Alegre, Dr. Flávio Tadeu Destro, além do delegado regional de Itajubá, Dr. Pedro Bezerra e do delegado regional de São Lourenço, Dr. Luciano Belfomt.

Na primeira palestra, ministrada pelo administrador Marcos Fonseca, que também é proprietário da autoescola Liderança de Nova Serrana, foi apresentado o SiproSoftCFC, sistema de gestão adquirido pelo Siprocfc-MG para facilitar e agilizar a rotina dos CFCs mineiros, principalmente os associados ao sindicato. Marcos apresentou as principais ferramentas do sistema, como o atendimento ao cliente, que permite a criação de orçamentos personalizados, além da parte financeira, custos da empresa, lucros, controle de abertura e fechamento das aulas, de rota e quilometragem através de tablet,, folha de pagamento, entre outros. Após a apresentação do SiproSoftCFC, o presidente do Siprocfc-MG pediu a palavra e deu mais algumas informações, como a prorrogação do prazo para o pré-cadastro dos CFCs interessados, que agora vai até o dia 31/07/15 e o início do pré-cadastro para não associados, que irá começar no dia 1º/08/15.

A segunda palestra foi apresentada pelos advogados da Fecomércio-MG Dra. Manoela Dantas e Dr. Felipe Moreira. Os dois apresentaram para os presentes as dúvidas frequentes sobre os direitos trabalhistas, como documentação necessária para admissão de empregados, jornada de trabalho, pagamento de benefícios como vale-transporte, vale-combustível, vale-refeição, férias individuais e coletivas, aviso prévio, entre outros. Durante a palestra, houve um momento de perguntas feitas pelos proprietários de CFCs.


Detran-MG esclarece dúvidas

Um dos momentos mais esperados pelos participantes do Seminário Regional do Sul de Minas foi a palestra realizada pelo Detran-MG, representado por Wagner Félix, assessor da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor e pela Dra. Maria Cecília Abreu, coordenadora de Educação no Trânsito. Os dois abordaram vários assuntos de interesse da categoria. Entre as novidades estavam o curso para instrutores da categoria A, realizado em apenas um dia, que será obrigatório e ministrado por representantes da montadora Honda. Segundo a Dra. Maria Cecília, o curso será iniciado em agosto para os CFCs de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Outra novidade, segundo Wagner, é que o Detran-MG está em processo de automatização dos sistema, no qual as renovações de documentos e credenciais serão realizadas de forma online.

De acordo com Dra. Maria Cecília, a Dra. Andrea Vacchiano, diretora geral do Detran-MG, está estudando a possibilidade de aumentar o prazo de validade da credencial dos instrutores, mas que isso, por enquanto, é apenas uma possibilidade.

Durante o evento ainda foram debatidos temas como motopista, mudanças na emissão de CNH, alteração na Resolução 168, adição e mudança de categoria, biometria para categoria A, que, segundo Wagner, já está disponível no Detran Empresas. Dra. Maria Cecília ainda conversou sobre a norma que obriga os diretores geral, de ensino e examinadores de trânsito a terem curso superior. Segundo ela, o processo ainda está em discussão no Denatran.

Após as explicações e os comentários realizados pelos representantes do Detran-MG, foi aberto um momento de perguntas e respostas para os representantes de CFCs presentes no evento.

Opinião dos participantes
Os diversos assuntos debatidos nos Seminários Regionais são de extrema importância para a categoria, pois ajudam na atualização das novidades. Segundo Priscilla Alebrante, funcionária do CFC São Gonçalo, da cidade de São Gonçalo do Sapucaí, o evento é um verdadeiro aprendizado. “Através do seminário, os funcionários e os proprietários de CFC se atualizam e aprendem sobre vários temas. E aprender é sempre bom”, afirmou.

Para Adélia Del Sarto, proprietária do CFC Edutran de Poços de Caldas, o seminário serve também como ponto de encontro e de troca de informações. “O evento é importante, pois aqui tem uma troca de conhecimentos, trocamos informações com nossos concorrentes, com pessoas de outras cidades e isso é bacana pra nos ajudar a ficar em dia com os assuntos pertinentes pra gente”, contou.

De acordo com Danielle Sousa, proprietária do CFC Sapucaí de Pouso Alegre, o eventos regionais são uma das formas mais fáceis de chegar informação. “O deslocamento até Belo Horizonte às vezes é complicado. Então, quando a informação chega a lugares próximos é de extrema importância”, opinou.

O Siprocfc-MG agradece ao Sest Senat pela a cessão do espaço.

Responsabilidade social
Neste evento, o Siprocfc-MG solicitou aos participantes a doação de itens de higiene pessoal, como forma de inscrição social, já que o evento era gratuito. Embalagens com papel higiênico, escovas e pastas de dente, xampus, condicionadores e sabonetes foram entregues à Associação Francisco de Paula Vítor, instituição filantrópica sem fins lucrativos, de caráter assistencial e educacional, que tem como missão atender pessoas carentes como gestantes, crianças e idosos, além de assistência na área de saúde, através de consultas, curativos, confecção de botas para pessoas com úlceras varicosas. Para ajudar a associação, que fica no bairro Cascalho, em Pouso Alegre, basta fazer contato pelo telefone (35) 3422 1657.


CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DO SEMINÁRIO REGIONAL DO SUL DE MINAS (POUSO ALEGRE)

14 jul 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar