NOTÍCIAS » SENATRAN TEM NOVO DIRETOR

Ex-diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) durante quatro anos, Adrualdo Catão foi confirmado nesta quinta-feira (23/02/23) para comandar a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Escolhido pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, o novo secretário teve seu nome publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Durante sua gestão no Detran-AL, o órgão conquistou posição de destaque em todo o país e referência no uso da tecnologia e inovação de serviços. Para facilitar o acesso dos usuários, a necessidade do comparecimento presencial foi eliminada em alguns casos, como a atualização de dados de endereço, e-mail e telefone; renovação, 2ª via, definitiva e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); e ainda a abertura do serviço de junta médica.

O estado se tornou ainda o primeiro do Brasil a atuar com validação biométrica para a renovação da CNH. "A prioridade da secretaria vai ser implantar políticas públicas que comprovadamente reduzam acidentes e mortes no trânsito. Seguiremos em frente para preservar vidas e aumentar a segurança viária no país", destacou o novo secretário nacional de Trânsito.

Trajetória

Antes de dirigir o Detran entre 2018 e 2022, Catão foi secretário-executivo do Gabinete Civil do estado. Formado em direito pela Universidade Federal de Alagoas e doutor em direito pela Universidade Federal de Pernambuco, o secretário é professor da Universidade Federal do Alagoas e do Centro Universitário CESMAC (AL).

Catão também atuou como conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), diretor da Escola Superior da Advocacia e membro da Escola Nacional de Advocacia.

Segurança

Ex-diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maria Alice Nascimento foi confirmada como a nova diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran. Foi a primeira mulher a ocupar a diretoria-geral da PRF, entre 2011 e 2017, além de ter sido superintendente do órgão no estado do Paraná.

A Senatran é o órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), e tem autonomia administrativa e técnica, e jurisdição sobre todo o território brasileiro. A secretaria tem como objetivo principal fiscalizar e fazer cumprir a legislação de trânsito e a execução das normas e diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), além de coordenar os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Publicado em 23/02/2023 17h14 Atualizado em 23/02/2023 17h15

24 fev 2023 - Site Ministério da InfraestruturaVoltar