NOTÍCIAS » SEPLAG APONTA MUDANÇAS NO ÓRGÃO DE TRÂNSITO E PREVÊ PADRONIZAÇÃO DO ATENDIMENTO

Em reunião com o Siprocfc-MG e Fecomércio MG, secretária de Planejamento e Gestão do estado recebeu sugestões e esclareceu dúvidas

Em uma das reuniões mais importantes do ano, o Siprocfc-MG, representado pelo seu presidente, Alessandro Dias, e pelos diretores Marcelo Carvalho e Marco Aurélio Fontes, foi recebido, nesta terça-feira (9/5/23), pela secretária de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo de Minas, Luísa Barreto, juntamente com sua equipe de transição em relação ao órgão de trânsito. No encontro também estiveram presentes o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, e assessores da Federação.

“Foi uma reunião extremamente produtiva, em que pudemos entender e discutir todas as mudanças que acontecerão, em breve, no órgão de trânsito, até mesmo para tranquilizar as empresas do setor. Ficou clara a evolução que querem atingir com um novo modelo de gestão”, declarou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

No encontro, a secretária da Seplag, Luísa Barreto, garantiu que não vai haver, em hipótese alguma, “apagão” no atendimento ao cidadão e aos CFCs e que, ao final da transição, os processos e competências do novo órgão de trânsito serão padronizados, com foco total na eficiência dos procedimentos. “A Seplag já entende vários problemas que enfrentamos. No ofício de apresentação do Sindicato listamos diversas informações com muitos dados sobre o cenário do setor no estado, todos os nossos questionamentos e sugestões de solução. Eles já sabem as principais falhas que acontecem atualmente”, completou Alessandro, que contou que a equipe de transição já está discutindo sobre quem serão os examinadores, como será o novo modelo de atendimento e estruturação do novo órgão de trânsito.

Alguns pedidos de intervenção foram feitos, como a melhoria dos sistemas utilizados, em especial o SIAEX, desenvolvido pela Prodemge; a criação de canais de comunicação direta com os setores competentes, bem como a criação de soluções que facilitem os processos (renovações de credenciais e alvarás, entre outros), o que evitaria os prejuízos recorrentes para as autoescolas.

Novo órgão de trânsito
Com a Reforma Administrativa, diversas mudanças vão ocorrer no órgão de trânsito, inclusive no nome, que deixará de ser chamado de Detran-MG e, provavelmente, será identificado como Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET).

Além da mudança no nome, o novo órgão de trânsito já tem uma pessoa cogitada para sua chefia: o atual superintendente de Central de Canais de Atendimento, Lucas Vilas Boas, deverá ser nomeado, em breve, para o cargo. Consequentemente, deverá haver a nomeação dos superintendentes e demais gestores do órgão de trânsito.

Nos próximos seis meses haverá gestão compartilhada entre os gestores do novo órgão de trânsito e os atuais, lotados na Polícia Civil, até a conclusão da transição.

“Em breve, esperamos anunciar grandes e boas novidades sobre a mudança. Nos colocamos à disposição, juntamente com a Fecomércio MG, para que tudo aconteça de forma positiva e que a Seplag possa desenvolver o novo órgão de trânsito da melhor maneira possível”, finalizou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

O Siprocfc-MG agradece à secretária Luisa Barreto pelo espaço e receptividade, e estende os agradecimentos à toda sua equipe: Sílvia Listgarten, chefe de Gabinete; Bárbara Bregunci, assessoria do Gabinete; Camila Neves, subsecretária de Gestão Estratégica; Rodrigo Diniz, subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços e Lucas Vilas Boas, superintendente da Central de Canais de Atendimento e futuro coordenador do novo órgão de trânsito. Além de agradecer o apoio da Fecomercio MG, representada pelo seu presidente Nadim Donato e sua equipe de assessores.

10 mai 2023 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar