NOTÍCIAS » SIMULADOR DE DIREÇÃO: CAIXA LANÇA FINANCIAMENTO PARA EQUIPAMENTO

Treinar no equipamento é obrigatório para tirar CNH para dirigir carro. Exigência demorou a vigorar porque CFCs alegaram que aparelho é caro.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (25) que vai disponibilizar R$ 500 milhões para financiamento de simuladores de direção veicular aos Centros de Formação de Condutores (CFCs).

O equipamento poderá ser financiado em até 48 meses, com cartão BNDES, ou por meio da linha Caixa BCD (Bens de Consumo Duráveis), com juros a partir de 2% ao mês, sendo até 90% do valor em até 60 meses, incluído o prazo de carência, que pode chegar a 6 meses.

Desde o início do ano, aulas com o simulador de direção passaram a ser obrigatórias para quem quer tirar carteira de habilitação para dirigir carro (a CNH do tipo B). Ao todo, são necessárias 25 horas ao volante para tirar a carteira de motorista na categoria B. A carga horária aumentou em 5 horas no ano passado, também por determinação do Conselho Nacional de Trânsito ( Contran).

Segundo o Ministério das Cidades, as aulas no aparelho deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas.

Vai e vem da lei
O uso do simulador deveria ter se tornado obrigatório para a categoria B em 2013, após as autoescolas terem tido um prazo para adquirir ou alugar o equipamento. Mas a data de validade foi adiada porque muitas autoescolas e CFCs alegaram que não tinham condição de adquirir o aparelho.

Em junho de 2014, o Contran decidiu que o uso do simulador seria opcional. Mas no Acre, em Alagoas, na Paraíba e no Rio Grande do Sul esse tipo de treinamento se manteve obrigatório.
Quase 1 ano depois, o Contran voltou atrás e anunciou que o simulador seria obrigatório em todo o país a partir de 1º de janeiro deste ano. Alguns CFCs optaram por alugar o aparelho, em vez de comprá-lo.

O conselho de trânsito também estuda exigir aulas com simulador para quem quer pilotar motos; atualmente, elas são opcionais.

25/01/2016 12h08 - Atualizado em 25/01/2016 12h13
Do G1, em São Paulo
Simulador de direção Detran RS (Foto: Renata Tornin/Divulgação Detran-RS)

25 jan 2016 - Site Auto EsporteVoltar