NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG APOIA O MAIO AMARELO

Movimento visa reduzir acidentes a partir de ações de conscientização
(28.04.14) – O SIPROCFC-MG está apoiando o Movimento Maio Amarelo, criado para conscientizar a sociedade da importância de um comportamento seguro no trânsito.
Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo estimula a promoção de atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
E, por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação à conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade de a sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.
Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do Maio Amarelo em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.
O QUE É?
É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
OBJETIVO:
Colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.
POR QUE MAIO?
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. Por isso, escolhemos o mês de maio para lançar esse grande movimento.
POR QUE AMARELO?
O amarelo simboliza a atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.
Inclua o seu CFC no movimento! Clique aqui para saber mais!
O SIPROCFC-MG inseriu algumas peças no álbum de fotos no site! Acesse: www.siprocfcmg.org.br / menu comunicação / link fotos ou clique aqui!
Mande fotos e vídeos de suas ações em apoio ao movimento Maio Amarelo para [email protected]
29 abr 2014 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar