NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG E FECOMÉRCIO DIVULGAM PESQUISA SOBRE INTENÇÃO DE JOVENS QUANTO À PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Devido a uma série de notícias publicadas pela imprensa quanto ao desinteresse dos jovens em obter a carteira de habilitação, o Siprocfc-MG e a Fecomércio-MG, com o apoio da área de Estudos Econômicos da Federação, divulgaram uma pesquisa que teve o objetivo de traçar a atratividade do serviço, que tem sido impactado por mudanças na legislação, mudanças demográficas e de comportamento dos consumidores. A coleta de dados foi realizada, no início de dezembro, em uma amostra de 272 jovens entre 18 e 24 anos, das diferentes regiões do município de Belo Horizonte. O intervalo de confiança da amostra foi de 90% e a margem de erro de 5,0 pontos percentuais.

O estudo, que tem o intuito de munir os empresários do segmento de informações que possam subsidiar as decisões quanto à estratégias, além de servir como base para outros projetos, permite, por um processo de amostragem, identificar o interesse dos jovens pela primeira habilitação e os fatores que impactam no momento de escolha da autoescola.

"Após a pesquisa, identificamos que o jovem continua com o interesse de conquistar sua habilitação, mas fica claro que a condição econômica atual impactou profundamente o setor. Os dados apresentados serão úteis para direcionar as ações das próprias autoescolas", afirmou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Metade dos jovens capital, por exemplo, têm interesse em iniciar o processo para a primeira habilitação, 67,4% desses, nos próximos 12 meses. A decisão de se habilitar foi tomada, principalmente, pela necessidade (31,5%). Em segundo lugar foi apontado o trabalho e em terceiro a facilidade/comodidade. Para os entrevistados, a localização é o fator mais importante para a decidir qual a autoescola seguir pelo processo para tirar a habilitação. A proximidade com a residência do candidato é o local mais atrativo. Do total de entrevistados, 5,5% não pretende se habilitar. A ausência de necessidade, a falta de dinheiro e o medo foram os fatores mais apontados. Curiosamente, um quarto dos que não pretendem se habilitar, afirmaram que mudariam de ideia caso o processo fosse mais barato.

Quanto à busca por informações sobre produtos e serviços, os jovens usam, principalmente, em sites de busca (54,8%). Cerca de 98% dos jovens utilizam redes sociais. O Instagram (80,9%), o Whatsapp (79,4%) e o Facebook (67,6%) são as redes de maior destaque.

O monitoramento de aulas e exames é uma medida que vem sendo discutida e mostra grande divergência de opiniões. Para entender o posicionamento em relação à proposta, todos os entrevistados puderam opinar sobre a questão. Das avaliações,74,2% apresentaram conteúdo favorável à medida. Os argumentos em destaque foram: diminuição de fraudes no processo (28,3%) e aumento da segurança para o candidato (19,1%).

CLIQUE AQUI E FAÇA O DOWLOAD DO ESTUDO COMPLETO!

03 jan 2019 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar