NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG E FECOMÉRCIO MG PARTICIPAM DE REUNIÃO COM GOVERNADOR ZEMA

Regiões de MG vão poder sair da Onda Roxa a partir de sábado, 17/04

Representando o Siprocfc-MG, o presidente Alessandro Dias e o vice-presidente José Mário Rodrigues estiveram presentes, juntamente com a Fecomércio MG e demais empresários, nesta quarta-feira (14/04/21), em reunião virtual com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e sua equipe: o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; e o secretário adjunto de Estado de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos. ⠀

Na ocasião, a presidente interina da Federação, Maria Luiza Maia Oliveira, reafirmou o compromisso da Fecomércio MG e dos Sindicatos Empresariais em colaborar com o governo para a construção de soluções que possam atenuar os impactos da pandemia. Além disso, a presidente frisou a dificuldade que o setor vem enfrentando, que vai desde milhares de negócios fechados, empregos perdidos e empresários sendo penalizados com a suspensão de suas operações.

Especificamente sobre o nosso segmento, a pergunta feita ao governador foi sobre a possibilidade de os CFCs serem de fato reconhecidos como serviço essencial, já que exercem atividade de vital relevância para a economia. Na pandemia têm sido essenciais para permitir formar condutores que atuem no transporte de cargas e nos serviços de delivery, sem contar que a parte teórica já é realizada de forma online, bem como o atendimento de modo geral, ficando apenas as aulas práticas, que são agendadas de forma individual e seguem rigorosos protocolos.

O governador Romeu Zema passou a palavra para o secretário adjunto de Estado de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, que explicou que existem várias normativas e protocolos quanto ao distanciamento, não só durante a aula, mas também todo o conjunto de atividades e deslocamento envolvidos para que a atividade aconteça. “Na Onda Roxa, preconizamos tecnicamente que um número menor de atividades seja exercida, com objetivo de garantir a diminuição dos indicadores”, relatou.

A boa notícia é que várias regiões do Estado vão migrar da Onda Roxa para a Onda Vermelha a partir deste sábado (17/04/21). O anúncio será feito nesta quinta-feira (15/04/21). As cidades da Grande BH vão ter o aval para a reabertura gradual. Segundo Zema, a mudança será possível em razão da melhora nos indicadores que monitoram a pandemia de Covid-19 no estado.

A Onda Vermelha permite o funcionamento de todas as atividades, inclusive as autoescolas, desde que cumpram algumas regras, como distanciamento e limitação máxima de pessoas.

14 abr 2021 - Comunicação - Siprocfc-MG c/ Fecomércio MGVoltar