NOTÍCIAS » SIPROCFC-MG PARTICIPA DE ASSINATURA DE TERMO DE COMPROMISSO DO PNATRANS

A convite do Detran-MG, o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, participou, na manhã desta quinta-feira (17/02/22), da assinatura do Termo de Compromisso do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é parte da estratégia para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.

A solenidade contou com representantes dos órgãos de trânsito, segurança e mobilidade urbana, nas esferas federais, estaduais e municipais. O plano foi revisado em 2021, quando foram incorporados conceitos de visão zero e sistemas seguros, abordagens que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constroi e fiscaliza os veículos e as vias públicas.

“Assumimos um compromisso com as autoridades presentes que o setor está à disposição e não vamos medir esforços para contribuir para que os números sejam alcançados e consigamos reduzir e chegar ao cenário ideal, que é não ter vítimas de acidentes de trânsito. É um desafio quase impossível, mas é um ponto a se buscar”, afirmou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Pnatrans
Conforme divulgado pela assessoria do Detran-MG, ao todo, o Pnatrans estabeleceu 154 ações, divididas em seis pilares temáticos com uma grande abrangência, envolvendo temas como: segurança veicular, infraestrutura viária, educação para o trânsito (em que as autoescolas estão inseridas), gestão da política de trânsito, atendimento às vítimas e também normatização e fiscalização.

O secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, explicou que o Pnatrans é um grande norte para os órgãos de trânsito de todo o país na implementação de ações que visam a redução do número de acidentes, de mortos e de feridos. Segundo ele, o lema do Pnatrans é “Juntos Salvamos Vidas”, e o papel da Senatran é articular, coordenar e integrar todos nessa política pública, engajando as instituições públicas e a sociedade civil organizada, para que cada um coloque em prática as ações previstas no plano, pois assim teremos uma grande chance de êxito no cumprimento da meta.

O chefe da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva, destacou na sua fala a constituição do grupo de trabalho em Minas Gerais, conforme orientação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), tanto para a formalização quanto para a execução do Pnatrans. “São 16 órgãos nesse grupo de trabalho e isso mostra que estamos no caminho correto para aproximar as instituições, tanto no âmbito federal quanto no estadual e também municipal. É por meio dessa junção de forças que vamos conseguir maior êxito salvando vidas, diante das tragédias que acontecem no trânsito do Brasil”, afirma o chefe da PCMG.

De acordo com o diretor do Detran-MG, delegado-geral Eurico da Cunha Neto, o plano é um projeto muito nobre, que visa proteger o bem mais importante que é a vida. “ Minas Gerais não poderia estar fora desta iniciativa, levando em consideração que somos a maior malha viária do país, com 16% do total do país, e a segunda maior frota, aproximadamente 11 milhões de veículos. Minas pode ter um papel fundamental nessa diminuição arrojada de 50% das mortes no trânsito”, afirmou o diretor.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) , Rogério Greco, o evento de assinatura do termo é um marco para a administração do governador, Romeu Zema, e do chefe de Polícia Civil, delegado Joaquim. “Sabemos que os indicies de acidentes de trânsito são altíssimos e queremos reduzir esses números aqui em Minas Gerais”, disse Greco.

Municípios participam de oficina técnica
Na mesma data, o Detran-MG sediou uma Oficina Técnica para os municípios do Estado de Minas Gerais com o propósito de tratar da execução da Política Nacional de Trânsito no âmbito dos municípios mineiros. O objetivo da Oficina Técnica foi sanar dúvidas e capacitar os entes municipais, propondo iniciativas e diretrizes para a padronização e integração das ações, bem como debatendo sobre os desafios e benefícios da municipalização.

17 fev 2022 - Comunicação - Siprocfc-MG com Detran-MGVoltar