NOTÍCIAS » TROCANDO IDEIAS: ARTIGO DE FLAVIA RIBEIRO (AUTOESCOLA ECLIPSE)

Mais um artigo para o espaço “Trocando Ideias”. Dessa vez, quem enviou foi a psicóloga Flavia Ribeiro, diretora de Ensino na Autoescola Eclipse, de Varginha. Confira, abaixo, na íntegra!

Obs.: os artigos publicados nesta sessão não reproduzem necessariamente a opinião do Siprocfc-MG e são de responsabilidade de seus autores


No trânsito sua responsabilidade salva vidas

Flavia Ribeiro (Autoescola Eclipse - Varginha)

De todas as conquistas já obtidas pelo ser humano, certamente a possibilidade de conduzir um veículo pode ser apontada como uma das que mais prazer proporciona ao indivíduo. Quando alguém se senta atrás do volante, e coloca o pé no acelerador, de imediato se sente tomado por uma indescritível sensação de empoderamento, ao mesmo tempo que sua autoestima se eleva como em um passe de magia. Dirigir é bom e libertador, mas esse exercício de liberdade precisa estar sempre revestido de intensa responsabilidade.

Sonho de consumo da maioria dos brasileiros, pelo status que confere e pela admiração que desperta nas pessoas, o carro rapidamente se popularizou e encheu as ruas das cidades. Por motivos diversos, a modernização das vias não conseguiu acompanhar essa evolução, o que resultou em um trânsito caótico e perigoso, em que acidentes são cada vez mais comuns e se mostram mais graves a cada dia. Pior de tudo é que esse cenário agressivo, por mais esforço que se observe por parte das autoridades competentes, tende sempre a aumentar. Leis são criadas, punições mais graves são impostas aos infratores, mas o problema parece estar longe de encontrar solução.

Neste cenário, o caminho da conscientização talvez seja o único capaz de trazer soluções efetivas, ainda que isso demande tempo e custe dinheiro. É preciso que as pessoas entendam que, quando estão dirigindo suas máquinas, elas têm às mãos uma arma poderosa e violenta, capaz de colocar em perigo a sua própria vida e a de tantas outras pessoas que fazem parte desse intrincado sistema. Gestos de cuidado, carinho e respeito pelo outro, seja ele pedestre, passageiro, ciclista, motociclista ou outro condutor é o único jeito de frear as alarmantes estatísticas e salvar inúmeras vidas.

Para que isso aconteça, as pessoas precisam desejar que o trânsito se torne um lugar de segurança para si mesmas e para todos os envolvidos. Para tanto, é preciso entender que o trânsito não muda, quem muda de atitude são as pessoas que convivem nele. Nossos atos cuidadosos e conscientes, além de nos protegerem, acabam influenciando outras pessoas que, por sua vez, se tornam multiplicadoras, até que a segurança se estabeleça e vire moda entre nós. Gentileza, delicadeza, compreensão em relação ao estado emocional, físico ou psicológico alterado do outro são armas eficientíssimas que, se usadas repetidamente, criam lastro e mudam comportamentos. Colocar-se no lugar do outro, agir com empatia, controlar os próprios nervos, impedindo que qualquer conflito banal se transforme em algo grave, também são caminhos possíveis de serem percorridos e que geram fabulosos dividendos.

O trânsito tem a faculdade de eliminar máscaras e mostrar quem realmente somos e o que de fato somos. Longe de ser uma fria equação matemática de resultados previsíveis, o labirinto urbano mais se assemelha a um campo de observações sociológicas, onde o indivíduo reage com veemência quando provocado ou quando se julga vitimado por irresponsabilidades e grosserias alheias. Mas esse mesmo indivíduo pode reagir com simpatia e tolerância se for provocado com essas mesmas atitudes. Cuidado é algo que se aprende e, se soubermos cuidar bem do outro, teremos em nós poder de salvar vidas. Inúmeras vidas!


Se você quer participar, envie seu artigo para o email [email protected], com no máximo 3500 caracteres (não há mínimo) e uma foto própria em boa resolução.

Todos os textos recebidos passarão, antes, pelo crivo da diretoria de Educação para o Trânsito e por revisão da jornalista do Sindicato.

Não deixe de participar! Vamos dar visibilidade aos participantes e divulgar em nossos meios de comunicação, inclusive redes sociais (Instagram e Facebook), com os devidos créditos e menções.

07 out 2021 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar