NOTÍCIAS » TROCANDO IDEIAS: ARTIGO DE VIVIANE EDUARDA (AUTOESCOLA CONQUISTA)

Mais um artigo para o espaço “Trocando Ideias”. Dessa vez, quem enviou foi a CEO da Autoescola Conquista, Viviane Eduarda. Confira, abaixo, na íntegra!

Se você quer participar, envie seu artigo para o email [email protected], com no máximo 3500 caracteres (não há mínimo) e uma foto própria em boa resolução.

Não deixe de participar! Vamos dar visibilidade aos participantes e divulgar em nossos meios de comunicação, inclusive redes sociais (Instagram e Facebook), com os devidos créditos e menções.

Obs.: os artigos publicados nesta sessão não reproduzem necessariamente a opinião do Siprocfc-MG e são de responsabilidade de seus autores.



Maio Amarelo chegou!
Viviane Eduarda (Autoescola Conquista) - Observado Certificada pelo ONSV

Estamos no Maio Amarelo. São 10 anos de muita história e, este ano, o foco é “No trânsito, escolha a vida”, tema definido na Resolução 980/2022.
Por muitas vezes, quando se fala sobre trânsito, nosso primeiro foco são os veículos, mas a descrição real é a circulação de “pessoas”, veículos e animais, isolados ou em grupo, acompanhados ou não. Se considerarmos desta forma, o nosso foco é ampliado e o tema do “Maio Amarelo 2023” faz ainda mais sentido. Precisamos ser a diferença no trânsito e na vida!

Este ano, na reunião de abertura, que ocorreu no dia 10 de março de 2023, a diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento Souza, celebrou os 10 anos do Movimento, enfatizando que é preciso ser um marco. “Vamos convocar a sociedade a cumprir as metas globais e adotar o Pnatrans em todos os municípios. Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, afirmou.

Já Paulo Guimaraes, CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), lembrou que “o Maio Amarelo volta, esse ano ainda, com mais força a acontecer nas ruas do país, nas mobilizações que já estão sendo programadas e, dessa forma, atinge seu grande objetivo, que é chamar a atenção da sociedade para esse tema urgente, que é salvar vidas no trânsito”.

É extremamente necessário reforçar aqui a mensagem de importância do cuidado com a VIDA. O foco deve ser sempre a redução dos acidentes e o principal: o respeito às pessoas. Passamos por uma pandemia, que infelizmente registrou mais de 1 milhão de mortes confirmadas no mundo, em cerca de dois anos, mas no trânsito é triste saber que este número é ainda maior. Em média, 1 milhão e 350 mil vidas são perdidas, anualmente, nas estradas. E mesmo fazendo esta comparação, muitas pessoas não consideram importante e preocupante estes cuidados no trânsito.

É preciso engajar a sociedade, reforçando a campanha, que este ano é focada no filme “corrente do bem”. É necessário olhar para o lado e cuidar da vida dos outros, de forma positiva e segura, focando no espírito de sociedade. Queremos que se crie um espírito de consciência coletiva, cobrando do motorista do lado também, que ele tenha esta mesma consciência. Porque, se ele não o fizer, a consequência pode ser sua, afinal todos estamos expostos e sujeitos a sermos vitimados neste trânsito louco, que precisa urgentemente ser controlado.

Reforço, então, como Observadora Certificada pelo ONSV, que é extremamente importante lembrar sempre que somos parte deste trânsito e não apenas estamos nele. E quando somos parte dele, nosso cuidado muda!

Saber que nossas vidas podem ser ainda mais seguras com gestos simples, tornando ainda mais viável o objetivo nacional de redução de 50% no número de mortes no trânsito, parece distante, mas ele é possível, principalmente se relembrarmos que a redução chegou a 30% em 2021. Entre 2011 e 2021, o Brasil reduziu em 30% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito.

Então, o foco é a segurança. O foco é a vida!

Baixe o material do ONSV gratuitamente: https://www.onsv.org.br/maioamarelo/campanha-maio-amarelo-2023


26 mai 2023 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar