NOTÍCIAS » VAI VIAJAR DURANTE O CARNAVAL? LEMBRE-SE DE PROTEGER SEU PATRIMÔNIO

Confira algumas dicas para garantir a segurança de sua casa e carro durante o feriado prolongado

O Carnaval 2016 está chegando! Esse é um dos feriados prolongados mais esperados a cada ano. Muitas pessoas programam atividades para aproveitarem a folga ao lado de amigos e família, o que também torna a data uma excelente oportunidade para fazer uma viagem. Mas antes mesmo de decidir para onde ir, é preciso organização. Um dos itens essenciais desse planejamento é o que irá ser feito para proteger seu patrimônio, ou seja, quais cuidados serão tomados para que você não seja surpreendido negativamente ao retornar para casa diante da possibilidade de algum furto ou roubo.

Viagens de vários dias, principalmente em épocas pontuais como o Carnaval, aguçam a ação de ladrões, que observam a ausência de proprietários nos imóveis. Além do seguro residencial, necessário em qualquer situação, medidas simples de segurança podem garantir a integridade da sua casa e, com isso, a tranquilidade sua e de sua família durante a folia.

Deixar luzes acesas já não é o bastante para enganar os bandidos. A principal recomendação dos Departamentos de Segurança Pública é deixar as chaves da residência com algum amigo ou parente que possa visitar o imóvel e desligar a iluminação logo ao amanhecer. Para esse favor, também vale recorrer a algum vizinho de confiança, mas, nessa ocasião, pense bem antes de entregar as chaves. Nem sempre um vizinho é a opção mais segura.

Mesmo que você esteja super empolgado, evite divulgar informações sobre sua viagem nas redes sociais. A recomendação é que você nem mesmo mencione que irá viajar. Comunicar aos quatro ventos sobre sua viagem faz com que pessoas mal intencionadas possam planejar a invasão, uma vez que saberão que a casa estará vazia. Ladrões não circulam por aí identificados. Então nunca se sabe quem de seus contatos pode ser também um possível meliante. Faça postagens sobre a viagem quando voltar. Esse sim é um momento bom para relatar suas experiências e como o passeio foi divertido.

Outras recomendações, embora simples, também são de grande valia. Não se esqueça de desligar a campainha ou interfone. Também suspenda a entrega de jornais e revistas, evitando que o material fiquem amontoado em frente a casa, evidenciando que não há ninguém no imóvel. Essas precauções irão deixar os bandidos em dúvida se você e sua família estão mesmo ausentes.

Ainda mais proteção

Sua casa é abrigo e conforto para você e sua família. Um lugar tão importante como esse precisa estar protegido. O Seguro Residencial visa proteger o seu patrimônio e garantir o recebimento de indenização em situações inesperadas como roubo, incêndio, danos elétricos, vendaval e até responsabilidade civil por danos involuntários causados a terceiros. Com ele, sua residência estará sempre protegida.

De acordo com Luciano Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, muitas pessoas desconhecem que o valor de uma apólice de seguro residencial é bem acessível ao bolso e que, em muitos casos, não chega a comprometer nem mesmo 1% do orçamento doméstico mensal. O especialista explica ainda o que o custo final do seguro será calculado de acordo com o valor da casa, da localização e do número de coberturas escolhidas. Por isso, antes de contratar a apólice, é preciso identificar exatamente quais são as prioridades da família, discutindo-as diretamente com um corretor de seguros.

Segundo Cardoso, o Seguro Residencial possui planos diferentes conforme cada necessidade. Dessa maneira, a escolha de uma apólice de seguro deve ser feita de acordo com o que mais combina com o perfil de cada cliente, sendo fundamental a orientação de um corretor de seguros idôneo e habilitado pela SUSEP – órgão que fiscaliza a atuação no mercado segurador. “O papel do corretor é justamente analisar os riscos aos quais o segurado está exposto e buscar o produto mais adequado às suas necessidades, considerando o melhor custo x benefício”, aponta.

Segurança de seu veículo

Além de sua casa, seu automóvel também precisa estar protegido. Mesmo que você não viaje com ele, é importante que seu veículo esteja assegurado para a ocasião de algum ladrão invadir sua casa e, além de roubar seus pertences de valor, também leve seu carro. E se você vai viajar com seu carro, a contratação de um seguro auto também é de extrema importância. É preciso estar consciente de que, nos feriados, o fluxo de veículos aumenta e, proporcionalmente, o número de acidentes.

O seguro Automóvel visa cobrir os prejuízos causados a seu veículo, que podem ser ocasionados por colisão, incêndio e roubo. Também é possível contratar uma cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF): ela visa garantir a indenização de valores por danos materiais, pessoais e/ou morais causados a terceiros, sendo todos eles involuntários, ocasionados por sinistros dos quais o segurado seja comprovadamente responsável. Além de evitar transtornos em possíveis acidentes envolvendo terceiros, as coberturas de RCF asseguram a tranquilidade do cliente na regulação do sinistro, ao não exigir pagamento de franquia.

Segundo Luciano Cardoso, que responde pela superintendência regional da AD, as pessoas precisam se conscientizar de que o risco é constante e que, por isso, o investimento em proteção é fundamental. “O seguro deve ser percebido como um investimento em tranquilidade”, afirma.

Prevenção pode evitar o acionamento do seguro

Mesmo possuindo um seguro auto, é claro que ninguém quer ter o carro roubado, por isso, alguns cuidados são essenciais para você não ficar na ‘mira dos ladrões’ durante sua viagem de Carnaval.

– Procure pesquisar quais são os locais mais seguros para estacionar;

– Ao estacionar, observe se há pessoas suspeitas ao redor;

– Quando for sair com o carro, tenha sua chave em mãos e não demore para arrancar;

– Mesmo com o veículo estacionado, nunca atenda o celular com as portas ou vidros abertos;

– Conheça o trajeto de sua viagem e planeje sua rota antes de sair de casa;

– Nunca deixe objetos, sobretudo de valor, dentro do veículo. Eles podem despertar o interesse para furtos;

– Se possível, invista em itens de segurança como travas, alarmes e sistemas de monitoração.

Publicado em 30 de janeiro, 2016 as 08h00.

Por Mariana Czerwonka.

05 fev 2016 - Portal do TrânsitoVoltar