NOTÍCIAS » VEJA COMO SERIA HUMANO CAPAZ DE SOBREVIVER A ACIDENTES DE TRÂNSITO

Graham foi criado em campanha de prevenção de acidentes na Austrália. Além de cabeça grande, ele tem mamilos extras e não tem pescoço.

Como seria um ser humano capaz de sobreviver a acidentes de trânsito? Para responder esta pergunta, especialistas australianos criaram o "super-humano" Graham (VEJA O VÍDEO), que faz parte de uma campanha de prevenção de acidentes.

Segundo médicos e especialistas, os carros evoluíram muito mais rápido que o corpo humano, que não está adaptado a desacelerações e choques decorrentes de uma batida.

Graham seria o exemplo de como os humanos deveriam evoluir baseado em acidentes de trânsito.

Cabeça grande, peito inflado, mais mamilos e ausência de pescoço estão entre alguns dos atributos que poderiam fazer uma pessoa resistir melhor aos impactos.

Para chegar a este resultado, a escultora Patrícia Piccinini contou com a ajuda de Christian Kenfield, cirurgião especializado em traumatismo, e David Logan, pesquisador de acidentes de trânsito.

De acordo com a Comissão de Acidentes de Transporte do estado de Victoria, na Austrália, entidade responsável pelo projeto, as pessoas costumam pensar ser invencíveis, porém, impactos a apenas 30 km/h podem ser fatais para os humanos.

O objetivo do projeto é mostrar como o corpo do ser humano é vulnerável e que existem sistemas de segurança que podem nos salvar no trânsito.

graham_1.jpg

Cabeção e sem pescoço
Além de uma cabeça maior e mais resistente, Graham não tem pescoço, que evitaria sua torção em caso de reduções bruscas de velocidades.

Uma das partes mais vulneráveis do corpo, o cérebro estaria envolto em mais fluido cerebrospinal para absorver impactos.

Os olhos são profundos, assim como as orelhas e o nariz, quase inexistentes, para evitar lesões ao bater com o rosto no volante.

O peito inflado e os mamilos extras funcionariam como uma forma de absorver a energia da colisão. O "super-humano" também possui pernas reforçadas e o calcanhar mais para cima.

Os materiais utilizados para construir o modelo foram resina, fibra de vidro, silicone e cabelo humano. Como parte das ações educativas, Graham será exposto em diversos locais da Austrália.

graham_4.jpg


22/07/2016 13h03 - Atualizado em 22/07/2016 15h49

Do G1, em São Paulo

Foto (crédito): Divulgação

26 jul 2016 - Auto EsporteVoltar