NOTÍCIAS » VOLTA ÀS AULAS PÕE NAS RUAS 50 MIL VEÍCULOS EM BH

BHTrans vai iniciar nesta terça-feira (1) uma operação para orientar motoristas

Entre esta segunda-feira (31) e terça-feira (1), cerca de 50 mil carros voltam a circular na área central de Belo Horizonte, devido ao retorno das atividades escolares nas redes pública e particular. De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), esse número corresponde a 10% dos carros que circulam diariamente nos corredores centrais da capital, principalmente nos horários de pico.

Para auxiliar os motoristas e reforçar os cuidados no trânsito, principalmente em regiões com escolas e faculdades, a BHTrans fará uma operação para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de cuidar uns dos outros e, assim, construir um trânsito mais seguro para todos.

A campanha Voltas às Aulas é realizada semestralmente para orientar motoristas e pedestres e para garantir a segurança dos estudantes na porta das escolas, completa a superintendente de operações da BHTrans, Maria Odila de Matos.

O tema da operação, que começa nesta terça-feira (1) e tem a duração de dez dias, é O Trânsito é Responsabilidade de Todos. Agentes da BHTrans, da Polícia Militar e da Guarda Municipal estarão presentes na porta de 45 escolas das nove regionais de Belo Horizonte operando o tráfego e orientando sobre a maneira correta de embarque e desembarque das crianças e dos adolescentes.

Apoio. As operações de volta às aulas ocorrem desde 2013 em parceira com o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep–MG) e promovem a participação dos estudantes da rede em programas de educação de trânsito.

O trabalho conjunto demonstra que parte das melhorias no trânsito da capital depende da participação, do debate e da conscientização sobre a importância de atitudes corretas e seguras na formação dos estudantes.
Trânsito. Segundo a BHTrans, a campanha tem objetivo apenas educativo. A autarquia afirma que o trânsito ficará ainda mais intenso nos horários de pico – das 6h às 9h; das 11h às 14h; e das 17h às 20h.
Tema. A operação Volta às Aulas, da BHTrans, começa nesta terça-feira (1) e tem duração de dez dias em 45 escolas. O tema é Trânsito é responsabilidade de todos.

FIQUE ATENTO
Recomendações. Os motoristas devem ter a atenção redobrada e diminuir a velocidade próximo às escolas.

Desembarque. As crianças nunca devem ser deixadas no meio da rua. Os motoristas que estiverem transportando os estudantes não devem parar ou estacionar em fila dupla nem em faixas de pedestre.

Crianças. Os menores de 10 anos devem sempre viajar no banco de trás do veículo; de 0 a 1 ano, no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha, de 4 a 7 anos no assento de elevação, e acima de 7 anos e meio, com cinto de segurança.

Pedestres. Devem atravessar sempre na faixa, caminhar no passeio, utilizar passarelas, quando necessário, e não parar no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem.

PUBLICADO EM 31/07/17 - 03h00

ANA LUIZA FARIA

01 ago 2017 - O Tempo OnlineVoltar